Como emagrecer e não recuperar o peso perdido

Passamos parte da nossa vida a cometer variados erros no que toca à alimentação e ao sedentarismo. No entanto, quando desperta a vontade de mudar, queremos que os resultados surjam quase instantaneamente. O ideal seria existir uma dieta milagrosa ou um comprimido que tomasses à noite e acordasses no dia seguinte magra e com uma saúde de ferro, quase por magia!
Até podem existir dietas que, por serem tão drásticas, consigas emagrecer bastante num curto espaço de tempo.. mas e manter esse peso? E o impacto que essas dietas têm na tua saúde?
Nestes momentos é importante ter paciência e consciência de que quando perdemos peso num ritmo lento e saudável a nossa saúde beneficia e a hipótese de perder esse peso para sempre é bastante maior em comparação às denominadas dietas "yo-yo". É assim dada ao nosso corpo a oportunidade de este se adaptar à mudança de hábitos que estarão para sempre presentes no teu quotidiano e que, dessa forma, te ajudarão a manteres-te saudável durante um maior período de tempo. Lembra-te que a dieta (ou a mudança de hábitos) possui uma enorme parte psicológica, que também necessita de ser trabalhada tanto ou mais do que a componente física.

Por esse motivo, decidimos deixar 8 dicas para conseguires perder esses quilinhos a mais e não os voltares a ganhar:

1- Começa com pequenas mudanças: Não queiras mudar tudo de uma vez! Quando fazemos alterações drásticas nos nossos hábitos torna-se mais difícil de manter a longo prazo. Faz uma mudança calmamente a cada semana.

2. Descobre a tua verdadeira motivação: A tua motivação pode ser querer emagrecer para caber naquelas calças que tanto adoras e que já não te servem, ou conseguir correr e ter brincadeiras mais activas com os teus filhos. Seja qual for a tua grande motivação, agarra-te a ela! Sempre que tiveres momentos em que estejas mais frágil e sintas vontade de desistir... lembra-te porque é que começaste!

3. Não te concentres no que não podes comer : Ter uma boa alimentação não implica que não possas comer um pouco de tudo. Implica sim, que tenhas controlo e consciência do que e quando estás a comer. Pensa no quão bem te tens sentido desde que começaste a ter mais cuidado com a alimentação e a energia que ganhaste desde que começaste a treinar. Foca-te no teu bem estar e nos resultados que começam a aparecer.

4. Encontra alimentos saudáveis que gostes: Sim, os alimentos saudáveis também são saborosos! Apesar de poderes estar habituada a muitos anos de açúcar e sal na tua alimentação, a partir do momento em que começas a reduzir, o teu paladar também se vai habituando e desenvolvendo! Começas a ter mais gosto em relação a alimentos que antigamente não tinham um sabor tão ativo!

5. Procura uma actividade física que gostes: Três factores que considero importantes são gostares dos treinos, do local e dos professores com que treinas. No PowerOn damos extrema importância as estes factores, daí termos criado um espaço fresco e eclético para que as nossas alunas se sintam sempre confortáveis e motivadas. Sempre com apoio personalizado, para que os treinos sejam de acordo com os teus objectivos e condição física.

6. Antecipa-te:  Ocasionalmente um doce ou uma refeição "mais calórica" fazem parte de um plano de perda de peso sustentável (sem exagerar, claro). Como referi anteriormente, não devemos sentir privação! Mas se sabes que no fim-de-semana vais ter um aniversário ou uma ocasião que por norma acabas sempre por fugir um pouco ao equilíbrio, tenta durante essa semana controlar a tua alimentação com mais rigor, de modo a que no fim-de-semana não te quebre tanto a evolução que estavas a ter. Mas lembra-te: Moderação!

7. Com a progressão, estabelece novos objectivos: À medida que vais progredindo, é importante continuares focada no objectivo que te fez começar, mas também criares novos objectivos de modo a que esta jornada continue a ser emocionante e te continues a superar! Mas acima de tudo, comemora o facto de estares no bom caminho para teres uma vida mais saudavel.

8. Imagina o teu novo eu: Imagina como gostarias de te ver ao espelho, imagina uma vida mais saudável e as novas experiências que gostarias de viver. Utiliza fotografias tuas de alguma altura em que te tenhas sentido bem com o teu peso, ou frases inspiradoras e coloca-as em sítios que normalmente passas ou olhas. Tu és a tua principal fonte de motivação!

Se lutas com o teu peso há muito tempo , pode ser difícil visualizar uma vida nova , mais saudável. Mas está nas tuas mãos atingir esse equilíbrio contigo mesma. Só precisas de calma e persistência! Lembra-te : Good things take time!

PowerStudio, 

o teu estúdio de Power Plate no Porto